PGJ participa de reunião do programa Em Defesa da Vida


Segurança Site novo 06-04-16O procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, participou na manhã desta quarta-feira (6), na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará, de reunião mensal de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, do Pacto por um Ceará Pacífico. A reunião contou com a presença do governador do Estado do Ceará Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), Zezinho Albuquerque.

Durante a reunião, foram divulgados dados referentes às Áreas Integradas de Segurança (AIS), que apontam diminuição em 13% nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) cometidos no Ceará durante primeiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados também indicam que no mês de março foram apreendidas 514 armas de fogo no estado. Foram apresentados também os dados referentes ao primeiro território do Pacto por um Ceará Pacífico no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, que passou a ter o 9º Distrito Policial funcionando 24 horas e uma Unidade Integrada de Segurança (Uniseg). Na ocasião, foi ressaltada a importância da atuação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), na unidade. O grupo está trabalhando de forma intensa para combater o crime organizado na região.

O procurador-geral de Justiça Plácido Rios explicou que o MPCE está investindo nos grupos de inteligência da instituição para combater as organizações criminosas e, principalmente, o tráfico de drogas no Ceará. Para isso, pediu apoio do Governo do Estado na aquisição de equipamentos que facilitem a identificação de substâncias químicas no caso de apreensão de drogas sintéticas e possibilite a elaboração de laudos periciais. Além disso, ressaltou que está buscando a uniformidade no cálculo de CLVIs no Brasil para que o número de crimes violentos seja monitorado da mesma maneira em todo o país e possibilite a identificação de forma mais precisa dos locais com maior índice de criminalidade.

As reuniões de monitoramento envolvem o comando da segurança pública do Estado, a cúpula da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Também participaram da reunião o promotor de Justiça e diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Manuel Pinheiro Freitas; o coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (NUSIT) do MPCE, Nelson Gesteira, e o promotor de Justiça integrante do GAECO, Felipe Diogo de Siqueira Frota.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br