MPCE recomenda regularização da unidade de acolhimento de crianças e adolescentes em Tauá


Prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal de Itapajé são afastados do cargo por 90 dias em operação da PROCAPO Ministério Público do Estado do Ceará, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Tauá, enviou recomendação para a Prefeitura Municipal de Tauá e à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania para a regularização da unidade de acolhimento institucional de crianças e adolescentes “Maria Gonçalves Lima Almeida – Dona Lenita” junto ao Cadastro Nacional do Sistema Único da Assistência Social (CADSUAS), com a indicação do número de vagas disponibilizadas. O município recebeu R$ 30 mil do Ministério o Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em 2014, porém ainda não cumpriu a oferta do serviço.

De acordo com o promotor de Justiça Jucelino Oliveira Soares, titular da comarca de Tauá, aquele município firmou pacto de cofinanciamento federal com o MDS para a implementação e oferta do serviço de acolhimento institucional, tendo recebido R$ 30 mil para este objetivo. “Até recentemente o município não estava ofertando o serviço de acolhimento, nem as vagas inscritas no Cadastro Nacional do Sistema Único da Assistência Social. Se nenhuma providência for tomada até 31 de maio deste ano, o pacto de cofinanciamento federal será irrevogavelmente cancelado”, explica o promotor de Justiça.

As unidades de acolhimento institucional são essenciais visto que são abrigos provisórios, utilizados como forma de transição para a reintegração familiar ou para colocação de uma criança ou adolescente em família substituta.

Diante da situação, o MPCE emitiu recomendação para que no prazo de 15 dias Prefeitura e Secretaria Municipal de Segurança Pública ultimem as providências necessárias para a plena regularização da unidade. Além disso, eventual cancelamento do cofinanciamento federal implicará na adoção de providências por parte da Promotoria de Justiça de Tauá para que a política de acolhimento seja mantida mesmo que exclusivamente com verba municipal.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br