Campanha “Mais Saneamento. Menos Mosquito” consolida parceria entre MPCE e Diocese do Crato


Encontro Missão VelhaDepois das cidades de Barbalha, Milagres, Crato e Juazeiro do Norte, foi a vez do município de Missão Velha sediar o encontro comunitário realizado pela Comissão Justiça e Paz da Diocese de Crato em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), realizado nesta quarta-feira (20), no auditório Bento XVI, da Paróquia São José. Segundo o promotor de Justiça da comarca daquele município, Nivaldo Magalhães Martins, a parceria com a Igreja é fundamental para que a fiscalização possa chegar aos locais mais extremos onde a justiça não consegue alcançar.

Conforme enfatizou o promotor de Justiça Nivaldo Martins, o objetivo desta primeira fase é estabelecer um diálogo com a população, com o intuito de conscientizá-la de que o saneamento básico contribui para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Na cidade de Missão Velha, considerando um universo da população na zona urbana de 5.000 habitantes, estão ligados à rede de saneamento da Cagece apenas 200 residências. A cidade conta com um Plano Municipal de Saneamento Básico, mas a rede de esgoto tem uma cobertura de apenas 10% desta população, o que demanda um maior investimento do poder público.

Além disso, o promotor de Justiça informou que a melhoria de saneamento na cidade tem ligação direta com a diminuição dos mosquitos Aedes aegypti transmissores de doenças graves. Para tanto, o MPCE está pronto para atender as demandas nesta área de saúde pública e meio ambiente da população local.

A parceria entre a Comissão de Justiça e Paz e o Ministério Público tem sido considerada uma ação concreta da Campanha da Fraternidade na Diocese de Crato, de acordo com o coordenador diocesano de pastoral, Padre Vileci Vidal. “Eu estou muito contente com esses encontros para discutir ‘Mais Saneamento. Menos Mosquito’, que é uma campanha do Ministério Público do Ceará em parceria com a Igreja. A gente percebe que há uma ação que é concreta, que a Campanha da Fraternidade, de fato, com essa parceria, está ganhando, num sentido mais autêntico, porque está trazendo resultados” – , disse o padre, destacando que os encontros comunitários têm surtido tamanho efeito que demandas de saúde pública e meio ambiente já foram encaminhadas.

Estiveram presentes ao encontro, o membro da Comissão Justiça e Paz, Gelmar Bezerra, autoridades políticas, representantes das secretarias municipais e da Companhia de Águas do Ceará (Cagece), agentes de saúde e endemias, comunidades, escolas e pastorais da Igreja. Para saber mais sobre a Campanha do Ministério Público do Estado do Ceará, “Mais Saneamento. Menos Mosquito”, acesse: http://www.mpce.mp.br/

Com informações da Assessoria de Comunicação da Diocese de Crato.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br