Justiça atende pedido do MPCE e suspende atividades de torcidas organizadas


martelada_11-03-16A juíza da 36ª Vara Cível, Antonia Dilce Rodrigues Feijão, determinou nesta sexta-feira (11) a suspensão das atividades da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), da Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor (JGT), e da Associação Torcida Organizada Cearamor. A decisão também proíbe o ingresso nos estádios de futebol dos integrantes, associados e simpatizantes das torcidas organizadas que estejam portando objetos indicadores das respectivas associações, como camisas, camisetas, faixas, bandeiras e mastros, sob pena de multa no valor de R$ 1.000,00 para cada descumprimento. Além disso, proíbe o ingresso de instrumentos musicais e de percussão nos estádios.

O MPCE, por intermédio do Núcleo do Desporto e da Defesa do Torcedor (NUDTOR), peticionou na última quinta-feira (10), em ação civil pública (ACP), requerendo a imediata suspensão das atividades das torcidas organizadas bem como o ingresso de seus integrantes nos estádios com objetos identificadores das torcidas. O pedido foi motivado pelo tumulto ocorrido na área interna do Estádio Arena Castelão na última quarta-feira (9) durante o jogo entre os times do Fortaleza e do Sport, de Recife. Durante a partida, a TUF e a JGT entraram em confronto por cerca de 15 minutos. Os atos de violência podem ser comprovados por imagens capturadas pelas equipes de tevê, pelo testemunho de policiais que trabalham no local, e pelo relatório do promotor de Justiça do Juizado do Torcedor.

O coordenador do NUDTOR, Francisco Xavier Barbosa Filho explica que alguns integrantes das torcidas organizadas desviam a finalidade das associações e costumam disseminar ódio, terror e violência por meio de vandalismo, de cânticos e de símbolos de conteúdo violento. “Por essa razão, a sociedade clama pela adoção de providências para que se interrompa o ciclo de violência e de vingança entre os integrantes das torcidas”, acrescenta.

Nos pedido feito à Justiça, o MPCE demonstra o envolvimento das torcidas organizadas em recorrentes atos de desordem e de violência, como nos atos realizados no dia 12 de agosto de 2015, quando, ao final da partida entre o time América, de Minas Gerais, e Ceará, torcedores do time cearense correram nas arquibancadas em direção ao vestiário e deferiram pontapés na porta; e com o vídeo que mostra torcedores consumindo drogas dentro da Arena Castelão durante partida entre Fortaleza e Ceará no dia 15 de agosto de 2015.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br