CAOCidadania encaminha material de apoio para promotores de Justiça sobre enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti


novalogompce1O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), enviou nesta segunda-feira (28) um material de apoio às Promotorias de Justiça para dar suportes às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O material contém o último Boletim Nacional Epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde sobre a situação da microcefalia em cada estado e o levantamento do índice de infestação causada pelo mosquito Aedes aegyti no ano de 2015. As informações estão separadas por estados e municípios para possibilitar a comparação e a observação da evolução do problema no país.

Foi encaminhado, ainda, o Informe Epidemiológico nº 18 elaborado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública sobre Microcefalias (COES-MICROCEFALIAS), com informações atualizadas até o dia 19 de março. O informativo tem o objetivo de descrever o padrão epidemiológico da ocorrência de microcefalias relacionadas às infecções congênitas. Foi enviado também o último Boletim Epidemiológico da Dengue emitido pela Secretaria de Saúde do Ceará que contém, dentre outras coisas, o Índice de Infestação Predial (IIP) nos municípios, dado relevante para nortear recomendações e ações civis públicas.

Além disso, consta no material de apoio um roteiro prático a ser seguido para eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti para ser divulgado nas rádios, e uma relação com as atribuições dos agentes comunitários de saúde no combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br