DECON e Vigilância Sanitária fiscalizam estúdios de tatuagens e piercings


tatuagem 19-02-16O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro, ação integrada com a Célula de Vigilância Sanitária (CEVISA) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Fortaleza em estúdios de tatuagens, piercings e congêneres.

Ao todo, foram autuados 10 estabelecimentos (confira aqui a relação), principalmente por problemas relacionados à limpeza, desinfecção e esterilização dos equipamentos, uso de tintas sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além da falta de papel toalha na pia de higienização das mãos.

Foram constatados ainda problemas relacionados à estrutura física dos locais: alguns não possuíam comprovante de manutenção de extintores de incêndio nem documentos para o exercício da atividade comercial como alvará de funcionamento, registro, certificado do Corpo de Bombeiros Militar do Governo do Estado do Ceará (CBMCE), comprovante trimestral de dedetização, registro de manutenção dos equipamentos e comprovante de vacinação dos funcionários.

Segundo a secretária-executiva do DECON, promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, a inciativa da fiscalização se deu diante do crescente número de instalação de novas clínicas em Fortaleza sem o mínimo de condições de higiene estabelecido pela legislação. “A fiscalização vai continuar durante todo o ano e os consumidores podem fazer denúncias através do site www.decon.ce.gov.br, no link ‘fale com o DECON’, pessoalmente ou através do telefone 3452-4505” acrescenta.

 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br