PGJ constata redução de homicídios no mês de janeiro em reunião com governador


visitasspdsEm visita de cortesia à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará na manhã desta quinta-feira (4), o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, participou, com o governador do Estado do Ceará Camilo Santana, da reunião mensal de monitoramento apresentada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira. Ao final, Camilo Santana divulgou à imprensa que o número de homicídios de janeiro deste ano em Fortaleza reduziu 50%, em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto em janeiro de 2015 foram registrados 192 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), este ano foram 96 crimes do gênero. No Estado, a queda foi de um quarto: de 431 para 322.

As reuniões de monitoramento envolvem o comando da segurança pública do Estado, com a cúpula da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, dentro do programa “Em Defesa da Vida” do Movimento pela Vida Ceará Pacífico. Os CVLIs englobam os crimes de homicídio, latrocínio e lesões corporais seguidas de morte. Também participaram da reunião o promotor de Justiça e diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Manuel Pinheiro Freitas; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM), Flávia Unneberg; e o coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (NUSIT) do MPCE, Nelson Gesteira.

Em relação ao levantamento do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Criminal, da Organização não-Governamental mexicana Seguridad, Justicia y Paz, que apontou o município de Fortaleza e cidades da Região Metropolitana da Capital (RMF) como as mais violentas do País, ocupando a 12ª posição do mundo, Plácido Rios afirmou ter pedido ao secretário nacional do Ministério da Justiça que houvesse a uniformidade nos critérios e metodologia na coleta de dados dos CVLIs.

O diretor-geral da ESMP, Manuel Pinheiro, sugeriu que o Procurador-Geral de Justiça provocasse o Ministério da Justiça a fim de que expedisse uma resolução regulamentando a transparência na coleta de dados dos crimes violentos letais e intencionais em todos os Estados.

Foto: Joaquim Albuquerque/MPCE

Assessoria de Imprensa
Ministério Público do Estado do Ceará
Fone: (85) 3452.3769/3452.3781
Email: imprensa@mpce.mp.br

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br